terça-feira, 10 de novembro de 2009

Ecoturismo e Turismo de aventura ganham reforço com Abeta Rio de Janeiro


Famoso devido à exuberância de seus cenário naturais, a cidade do Rio de Janeiro, ganhou uma ajuda extra com a escolha da capital fluminense para sediar os Jogos Olímpicos 2016. Se depender da mobilização de empresários de turismo no Estado, os segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura ganharão ainda mais visibilidade.

A Comissão ABETA Rio de Janeiro vem ganhando destaque pela aproximação com diversas entidades como o Sistema Sebrae, através do Sebrae – RJ, Riotur – Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro e TurisRio – Companhia de Turismo do Estado do Rio do Janeiro, e atualmente conta com a participação de 20 associados.

“A articulação com a TurisRio viabilizou a cessão de espaço para a Comissão ABETA RJ, em parceria com a ABETA Nacional, na Feira da ABAV. É o início de um trabalho promissor”, destaca Raphael Raine, empresário de turismo de aventura e coordenador da ABETA RJ.

A ABETA RJ contou com um espaço de 210 m2 na ABAV e ainda ganhou destaque na Adventure Sports Fair 2009, com um estande promocional do Ecoturismo e Turismo de Aventura em território fluminense.

Outra novidade é a conquista de um espaço no Guia Oficial da Cidade Maravilhosa, editado pela Riotur, voltado para Ecoturismo e Turismo de Aventura com foco nas empresas associadas à Comissão ABETA RJ.

“Trabalhamos com Ecoturismo e Turismo de Aventura há alguns anos, mas a parceria com a ABETA veio para suprir nossa necessidade de boas referências comerciais para os turistas que visitam o Rio de Janeiro”, destaca Philipe Campello, gerente de marketing da Turisrio.

Segundo ele, a parceria com o Sebrae – RJ e o entendimento do atual presidente da Turisrio referente à importância do Ecoturismo e Turismo de Aventura no Estado têm sido essenciais para as ações de estímulo e desenvolvimento ao segmento.

Ensino e pesquisa

Também parceira da Comissão, está a Universidade Veiga de Almeida – UVA. Por meio do Núcleo de Estudos Turísticos da entidade foi criado um setor específico de Turismo de Aventura, que trabalha a importância da segurança, normas técnicas, qualificação e certificação para o segmento.

Além de levar informações atualizadas aos alunos, a parceria reforça a importância do associativismo no setor turístico. “Temos um espaço para a comissão dentro do Núcleo de Turismo da UVA, apoio da coordenação e ainda acesso aos alunos, que apóiam as ações do segmento de aventura”, acrescenta Raine.

Fonte: Abeta

Nenhum comentário:

Analytics