segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Bonito é modelo para muitos destinos turísticos



Apesar do turismo em Bonito-MS ter suas raízes na década de 1970, ainda estava restrito a alguns aventureiros e cientistas em busca da biodiversidade, assim como a riqueza geológica da região.

O turismo nessa encantadora cidade sul-mato-grossense começa a ganhar uma pequena forma, já na segunda metade da década de 1980, aproveitando turistas que visitavam o Pantanal, ainda que com poucas opções de passeio, mas já oferecendo a Gruta do lago Azul, que conforme a opinião de muitos espeleólogos é certamente uma das mais belas cavernas do mundo.

Aos poucos as raras belezas naturais vão se incorporando às atividades de ecoturismo e lazer, ganhando uma forma já compatível com o pensamento ecológico e turístico. Sempre grupos pequenos, separados por um intervalo de tempo, com um guia no comando.

A década de 1990, já com a abertura e estabilização econômica, favorecem a instituição de equipamentos cada vez melhores para a prática do ecoturismo, assim como investimentos na hotelaria, dentre outros segmentos.

Vem então o anseio do Trade Turístico dessa cidade de águas transparentes em buscar inovações, um modelo para desenvolver o turismo de forma sustentável. O curioso é que as particularidades de Bonito tornavam a busca difícil, pois tudo o que já existia era muito diferente da realidade desse refúgio da natureza.

Assim, constrói-se um modelo de organização, que tem como fundamento a conservação e educação ambiental, pois levar os turistas aos santuários ecológicos é um processo de reflexão de qual o papel do ser humano diante da imensidão da Terra, quem diria do Universo?

E esse modelo, elaborado por muitos atores sociais, tanto do setor privado, como do público, em parceria com a simpática e acolhedora Comunidade, virou alvo não somente de turistas, mas de pesquisadores, empresários e administradores públicos.

Recentemente, Bonito recebeu mais duas missões técnicas organizadas pelo SEBRAE, sendo uma de Goiás, conhecido pelas águas quentes de Caldas Novas e as cachoeiras de Pirinópolis e, outra da Costa das Baleias, famosa pelos santuários ecológicos, como o arquipélago de Abrolhos, refúgio e berçário das baleias jubarte e os seus recifes, compreende os municípios do sul baiano: Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa e Prado.

Essas missões são compostas por empresários, representantes públicos e muitas vezes jornalistas.

Além de conhecer de perto a organização do Município Ecológico, visitando atrativos e entrevistando as pessoas, assistiram palestras ministradas por Augusto Mariano e Cícero Peralta, respectivamente, secretário de Turismo e presidente do Conselho Municipal de Turismo.

"Bonito - MS é modelo porque é como um "tripé", ou seja, a parceria entre poder público, iniciativa privada e comunidade", diz Mariano.

Fonte: Tribuna Popular

Nenhum comentário:

Analytics